top of page
cruz_edited_edited.jpg

SIGNIFICADO DAS MEDALHAS

ESCAPULÁRIO 

ou

MEDALHA DE NOSSA SENHORA DO CARMO 

escapulario-tecido-grande_edited.png
Medalha do Escapulario_Nossa Senhora do
Medalha do Escapulario_Nossa Senhora do

SIGNIFICADO

"O Escapulário do Carmo é um sinal de consagração à Virgem Santa Maria, à qual nos confiamos com todo o coração. Ela é a proteção contra os males do corpo, e da alma, defesa contra o demónio mas acima de tudo é o caminho mais rápido e seguro para encontrar Jesus que é o nosso Salvador.
Consagrar-se a Maria também é pôr-se ao Seu serviço, escutar os seus pedidos e conselhos de Mãe e pô-los em prática.
Em Fátima Ela pediu-nos oração e penitência pela conversão dos pecadores e pela paz no mundo. A reza do terço todos os dias é um modo simples de viver esta consagração especial à Virgem Maria." 
*

É necessário a imposição do Escapulário de Nossa Senhora do Carmo por um Sacerdote. Pode-se usar o Escapulário ou a medalha.


GRAÇAS:


1 ª Graça - Ser livre do fogo do Inferno ( para isso temos de "ter recebido este Escapulário imposto pelo Sacerdote e trazê-lo, ou a medalha que o substitui. Morrer com ele ou com a medalha, o que significa que se saiu deste mundo em estado de graça santificante. É um símbolo e um sinal de posse e consagração a Maria, como fazem os religiosos do Carmo."
**

2ª Graça - Ser liberto do Purgatório no primeiro sábado, depois da morte (para isso temos de "cumprir os Mandamentos da Lei de Deus e rezar o pequeno Ofício de Nossa Senhora ou o terço todos os dias."**

* Retirado do PDF do Site www.santidade.net

Para mais informações clica no PDF

**Retirado do PDF (pág. 74 e 75) do Site www.santidade.net

Para mais informações clica no PDF

MEDALHA  MILAGROSA 

medalha_milagrosa_a_verdadeira-.png

SIGNIFICADO

A Medalha Milagrosa foi mandada cunhar por Nossa Senhora na aparição a 19 de julho de 1830, na Capela da Congregação das Filhas da Caridade (França), a Catarina Labouré.

​

 

DESCRIÇÃO DA APARIÇÃO:​

​

“Catarina vê dois globos vivos, que passam, um após o outro, e nos quais a Santíssima Virgem se mantém em pé, sobre a metade do globo terrestre, seus pés esmagando a serpente.

 

No primeiro quadro, a Virgem Maria traz nas mãos um pequeno globo, dourado, com uma cruz sobreposta, que Ela eleva aos céus.

Catarina ouve: «Este globo representa o mundo inteiro, particularmente a França e todas as pessoas».

 

No segundo, saem de suas mãos abertas raios de um brilho resplandecente. Catarina ouve ao mesmo tempo uma voz que lhe diz: «Estes raios são o símbolo das graças que Maria alcança para os homens».

 

Depois, em forma oval, forma-se a aparição e Catarina vê inscrita, em letras de ouro, esta invocação: «Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós, que recorremos a Vós!».

 

Então uma voz se faz ouvir: «Fazei cunhar uma medalha sob este modelo. As pessoas que a usarem, com confiança, receberão muitas graças»”.*

​

Esta medalha curou muita gente.

*Retirado do PDF (pág. 11) do Site www.santidade.net

Para mais informações clica no PDF

CRUZ  DE SÃO BENTO

 e

MEDALHA DE SÃO BENTO

cruz-sao-bento 2_edited.png
cruz-sao-bento_edited.png
medalha-sao-bento_edited.png
medalha-sao-bento 2_edited.png

SIGNIFICADO

Esta Medalha é caracterizada por ter à frente uma imagem de São Bento a segurar a cruz na mão direita e o livro da Regra na mão esquerda. À direita da medalha está representado um cálice (remonta o episódio em que tinham tentado matar São Bento com vinho envenenado) e à esquerda um corvo (remontando também outro episódio onde o tinham tentado matar com um pão envenenado, mas a ave não deixa que aconteça).

​

Ao redor da medalha está escrito em latim “Ejus in obitu nostro praesentia muniamur” que quer dizer “Sejamos protegidos pela sua presença na hora da nossa morte.”

 

Atrás da medalha está representada a Santa Cruz e em cada um dos quatro lados da cruz estão umas inscrições em latim CSPB (“Cruz do Santo Pai Bento”); CSSML (“Que a Cruz sagrada seja a minha luz”) e; NDSMD (“Não seja o dragão o meu guia”).

​

Ao redor da Medalha encontra-se outra inscrição em latim V R S N S M V S M Q L I V B (“Retira-te, Satanás, nunca me aconselhes coisas vãs. É mau o que ofereces, bebe tu mesmo os teus venenos”).

​

Por cima da cruz, podemos ver a palavra PAX, indicando que a cruz nos transmite a paz de Cristo.

​

É uma medalha que nos protege do demónio.

ATENÇÃO

"Nas Aparições peregrinas da Venezuela, Maria diz que todos os católicos deviam usar estes 3 sacramentais: um terço ou uma cruz benzida ao pescoço juntamente com a Medalha Milagrosa e o Escapulário do Carmo."*

*Retirado do PDF (pág. 21) do Site www.santidade.net

Para mais informações clica no PDF

bottom of page